1000 Árvores

1000 árvores
 

O Projeto 1000 árvores tem como objetivo coordenar ações colaborativas que resultem melhoria da arborização dos Campi de Limeira, em particular do Campus II, que é extenso e com poucas áreas verdes sombreadas.

O nome do projeto faz alusão a uma meta, que a princípio parecia bastante ambiciosa, de se plantar 1000 árvores em três anos (2018, 2019 e 2020). No entanto, contando com parcerias muito produtivas das Unidades de ensino, principalmente da FCA, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e da comunidade em geral, estamos encerrando o ano de 2019 com 500 árvores plantadas e mais 500 estão programadas para março de 2020. Isto significa que é muito provável que a meta das 1000 árvores seja superada ainda em 2020.

 

Projeto - consultoria especializada

A escolha das espécies e toda a consultoria técnica do projeto conta com a liderança do atual Secretário Municipal de Meio Ambiente, arquiteto Paulo Trigo Ferreira e participação ativa de de vários servidores de sua Secretaria. A elaboração técnica do projeto é coordenada pela SAR, com apoio da diretoria da FCA.

As espécies escolhidas para o projeto 1000 árvores são todas nativas da flora brasileira, com destaque para árvores de grande porte para o perímetro e de porte médio de frutos pequenos para os bosques. Todas as árvores plantadas estão de acordo com a legislação municipal de Limeira e foram previamente catalogadas, mediante processo adminstrativo, que dispensa a Unicamp de compensação ambiental, nos termos no Artigo 11, inciso X, da LEI ORDINÁRIA Nº 5999, DE 6 DE ABRIL DE 2018.

 

Fase 1: Perímetro do Campus II e quadra

A primeira etapa do projeto consistiu no plantio de 360 mudas no perímeto do Campus II e próximo às quadras do Campus 2, sob a coordenação da SAR e da FCA. O plantio foi realizado em Novembro de 2018 por estudantes e servidores da FCA-Unicamp e de escolas públicas da cidade e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

https://www.fca.unicamp.br/portal/pt-br/fca10-plantio/fca10-plantio-350.html  

 

Fase 2: Bosques da FCA

Em fevereiro de 2019, foi a vez de ex-alunos colaboraram na arborização do campus.  Nesta data foram plantadas cerca de 200 mudas no entorno da FCA, formando pequenos bosques que complementarão o paisagismo do local.

 

Fase 3: Avenidas e bosques do Campus II

A fase 3 do projeto está prevista para março de 2020 e contará com a participação dos alunos ingressantes na FCA Unicamp. Desta vez, as áreas priorizadas serão as grandes vias internas do Campus e alguns bosques.