História

Em 08 de novembro de 1984, quando o campus I da UNICAMP de Limeira era administrado pela Faculdade de Engenharia de Limeira – FEL, em atendimento a demanda apresentada pelo Diretor da Faculdade, Prof. Dr. Tioeturo Yagui, o então Reitor Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti designou o Assistente Técnico de Direção da Faculdade de Engenharia de Limeira, Dr. Mauro Fernandes, para exercer a função de Coordenador da Planta Física. Nessa época existiam duas unidades de ensino instaladas no campus I, sendo: Faculdade de Engenharia de Limeira – FEL e Colégio Técnico de Limeira – COTIL. A FEL era responsável pelo curso de Engenharia Civil e pelos Cursos Superiores de Tecnologia e o COTIL, responsável pelos cursos técnicos.

Em 1989, com a transferência da Faculdade de Engenharia de Limeira – FEL para o campus de campinas, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, foi instituído o Centro Superior de Educação Tecnológica – CESET, que passou a responder pelos Cursos Superiores de Tecnologia. A Coordenadoria da Planta Física foi desmembrada da FEL e oficialmente instituída através de Portaria Interna FEL 08/89, com o intuito de administrar os seguintes serviços comuns do campus, em atendimento às Unidades COTIL e CESET: Restaurante Universitário, Cantina Escolar, Ajardinamento, Vigilância, PABX (telefonia), Estacionamentos, Veículos, Oficinas de Manutenção, Consumo de Água e Luz, Gráfica, Conservação e Manutenção de Edifícios e Instalações Elétricas e Hidráulicas e Praça de Esportes.

A oficialização da Coordenadoria da Planta Física se deu em 2001, originada pela Resolução do Gabinete do Reitor GR-003/2001 de 27 de dezembro de 2000. A Resolução do Reitor estabelecia subordinação direta da Coordenadoria da Planta Física à Pró Reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRDU.

Com a criação do Campus Universitário II da UNICAMP de Limeira, com a inauguração da Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA, em 02 de março de 2009, a Coordenadoria da Planta Física passou a prestar serviços de manutenção predial também para aquela Unidade de Ensino.

Em 2015, com o objetivo de melhorar a gestão dos Campi externos a Campinas e fornecer apoio às respectivas Unidades de Ensino, a UNICAMP criou um Grupo de Trabalho (Portaria GR-017/2015) para analisar a proposta do Prof. Dr. Léo Pini Magalhães, apresentada em reunião do CONSU de 06 de agosto de 2013, sobre a integração das atividades nos Campi de Limeira. O relatório final desse Grupo de Trabalho foi apresentado na reunião de 25 de novembro de 2014 do CONSU, o qual ressaltou a necessidade de incorporação de novo modelo de gestão capaz de prover agilidade e eficiência na tramitação dos processos que, via de regra, dependem de órgãos sediados em Campinas, bem como atender demandas administrativas específicas dos Campi, tais como segurança, jardinagem, transporte, restaurante universitário, manutenção predial, além de demandas pontuais de representação institucional na região.

Parte desse trabalho vinha sendo desempenhado pela Planta Física de Limeira, outra pelos diretores de Unidades e uma terceira era delegada para a Prefeitura do Campus de Campinas ou órgãos da administração central, estratégia que muitas vezes resultava na redundância de processos e/ou utilização ineficaz de recursos.

Neste contexto, em 07 de agosto de 2015, foi criado um Escritório da Reitoria em Limeira, órgão subordinado ao Gabinete do Reitor, para dar suporte e atuar como um interlocutor entre os órgãos administrativos da Unicamp e os campi existentes na cidade de Limeira, com suas respectivas unidades: FCA, FT e Cotil. A intenção era criar mecanismos e estratégias operacionais para atender e dar suporte às Pró-Reitorias da Unicamp e Vice-Reitoria de Relações Internacionais, buscando otimizar o tempo de comunicação. Na prática, no entanto, o escritório teve pouca atuação efetiva.

Com a mudança de gestão da Universidade, em 2017, retomou-se a discussão sobre a gestão dos campi externos, sobretudo em relação à necessidade de reestruturação de gestão nas atividades de manutenção e de serviços terceirizados em geral, bem como a interface com a Administração Central e a ampliação de programas institucionais existente no Campus de Campinas para os Campi externos.

Sendo assim, a Reitoria, por intermédio da Diretoria Executiva de Adminstração (DEA), criou a Secretaria de Administração Regional (SAR), conforme Resolução GR 24/2018, publicada em 19 de março de 2018, incorporando a estrutura da Planta Física de Limeira, para atuar na gestão dos Campi de Limeira e Piracicaba, de maneira alinhada com os objetivos para excelência na Gestão, contidos no Planejamento Estratégico da UNICAMP.

Relação dos ex-coordenadores da Planta Física

1. Dr. Mauro Fernandes – FEL
  2. Prof. Caetano Grizzo Neto – COTIL
  3. Prof. Roberto Lopes de Moraes – COTIL